Thursday, January 26, 2006

Não sou o Super-Homem



O Super-Homem surgiu nos quadrinhos em 1938. Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, foi o primeiro super-herói de fato, pois possuía poderes inigualáveis, tais como visão de raio-x, supervelocidade e a capacidade de voar. Para quem não nunca leu as suas histórias em quadrinhos, com certeza já deve tê-lo visto na tevê. Seus filmes imortalizaram Christopher Reeve e ajudaram a popularizar o herói. Hoje em dia, é possível ver o personagem participando do desenho da Liga da Justiça. Ah, e para quem não sabe, um novo do herói está sendo finalizado e deve estrear em breve. Mesmo depois de mais de cinquenta anos de existência, o Super-Homem continua encantando gerações. Afinal, voar é o sonho da maioria dos homens, sendo que a maioria deles jamais saberá como um pássaro se sente. Da minha parte, o poder que sempre admirei do Homem de Aço foi a sua sinceridade. Em uma cena inesquecível do primeiro filme, quando está sendo entrevistado pela Lois Lane, ele é indagado se tudo que havia dito até então era verdade. Olhando bem nos olhos dela, ele responde: "Lois, eu nunca minto". Essa cena, que vi quando era um garotinho, marcou para sempre a minha vida e sempre tentei seguir o seu exemplo. Entretanto, no mundo real, muitos vezes a sinceridade é usada como arma e no jogo de máscaras que é a sociedade, e a mentira acaba reinando. Nessas horas, principalmente quando sou obrigado a fazer uso de mentiras para ser aceito pelo mundo, abaixo a minha cabeça e reconheço, triste, que não sou o Super-Homem.
Não sou o Super-Homem
Não sou o Super-Homem.
Sou quebrável,
frágil,
palito de fósforo
que não acende.
__________________
Não sou o Super-Homem.
Meus poderes
estão encaixotados.
Pobre dos indefesos:
não ajudo
nem a mim.
__________________
Não sou o Super-Homem.
Sou confuso,
multifacetado.
A dúvida
é minha companheira:
o que fazer?
__________________
Não sou o Super-Homem.
Sou falível.
Nem sempre consigo
honrar compromissos.
__________________
Não sou o Super-Homem.
Quero a Lois
e o Lex,
a Lana
e o Jimmy.
Meu desejo
é Super
defeito.
___________________
É,
não sou o Super-Homem.
Envelheço
a cada dia.
Sou anônimo
nessa vida.
E só morro
uma vez.
26.01.06

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Issome fez lebrar automaticamente -não sei porque- daquele filme Unbreakable- aqui conhecido como Corpo Fechado, infelizmente tão desprezado pelo povo e pela crítica.
E que lida com o heróis e vilões da "vida real". Vale ser re-visto (sempre).
Senti um arrepio ao ver o trailer do novo filme do Superhomem, não sei se será tão bom quanto o original ou se será fiel, vale a pena aguardar.
ps: minha vida movimentada de working class idiot- (its something to do not be)me impede de vir aqui + vezes e te escrever com mais assiduidade,

abraços,

Ricardo

30/3/06 16:58  
Anonymous Anonymous said...

daewwwwwwwwwww

lingua portuguesa

muito legal seu blog viu
adorei...valew

12/5/06 11:24  

Post a Comment

<< Home